Preservação do Patrimônio Público Escolar


"A escola com todos os seus bens materiais é um exemplo claro de bem público de uso da coletividade. Pois não pertence ao governo, nem ao diretor, nem ao professor e tão pouco aos alunos. Mas sim pertencente a todos da sua comunidade escolar e por certo um Patrimônio Público, mantido com recursos das pessoas que a utilizam".

É muito importante que todos da comunidade escolar, e por certo os alunos, desenvolvam o sentimento de cidadania, respeitando e conservando o Patrimônio escolar. Onde a direção da escola em conjunto com o Conselho Deliberativo possa desenvolver ações e campanhas de conscientização, que busquem informar aos educandos que esse bem é nosso.

E através da preservação novos alunos que virão poderão utilizar os bens materiais conservados. Pois uma vez que quando dizemos patrimônio público vem logo à idéia de que não nos pertence, e que não devemos fazer esforço algum para preservar e cuidar dos bens que estamos utilizando. Tendo em vista que, quanto mais jovens os alunos forem conscientizados, melhores e mais duráveis serão os resultados. A fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar.

As constantes depredações do espaço escolar confirmam que os alunos não estão conscientes de sua participação na conservação do Patrimônio Escolar. Compreende-se que de nada adianta abordar temas amplos relacionados à preservação ambiental, sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: sujar as paredes, quebrar as carteiras, torneiras... Destruir o patrimônio escolar.
O grande desafio atualmente consiste em conscientizar alunos e pais, pois a preservação do Patrimônio está inteiramente ligada à educação familiar e escolar.


Maneiras de preservar o patrimônio escolar:
- Conscientizar o aluno sobre a importância de perceber a necessidade de conservação do ambiente ao qual está inserido;

- Tornar o ambiente escolar mais atrativo e agradável a fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar;

- Incentivar os alunos a adotarem atitudes de conscientização, preservação e valorização do Patrimônio Escolar;

- Compreender que a conscientização é umas maneiras de se preservar o patrimônio escolar e também como se dá a degradação do espaço público escolar;

- Refletir sobre as consequências causadas pela degradação do meio ambiente e do Patrimônio Escolar e relatar experiências vivências a partir da não preservação;

- Propor ações coletivas e individuais para preservação, conservação e valorização do Patrimônio Escolar.


Cuide bem da sua escola!


limpa-pichacoes-300x200.jpg reforma-escolar.jpg dsc00915.jpg
dsc02520.jpg

Aluno educado patrimônio preservado!



Alunos: Natasha, Bárbara, Kaique e Felipe.